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Brand equity: você sabe qual é o valor da sua marca?

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Brand equity representa o valor de marca presente no seu produto ou serviço. Trata-se de um conjunto de aspectos intangíveis, que atribuem valores ao negócio agindo na percepção dos seus consumidores.

O que define uma marca? Quais sensações ela causa nos consumidores? Por que é possível cobrar muito mais caro por um produto do que por outro, mesmo eles sendo muito semelhantes?

O brand equity é muito importante para qualquer negócio pois está diretamente ligado à escolha dos clientes — e porque eles comprarão o seu produto, e não o do seu concorrente.

Neste post vamos abordar o tema brand equity, convencê-lo da sua importância e mostrar como é possível estimá-lo. Confira!

Como calcular o valor de marca

O brand equity está diretamente ligado à força que a sua marca tem no mercado, mas por que devemos nos preocupar em estimá-lo? O valor de marca tem total influência na capacidade de uma empresa crescer e se manter presente na mente dos consumidores.

Por mais que estejamos lidando com aspectos intangíveis e não seja fácil chegar em um número final, é possível aplicar algumas metodologias para estimar o brand equity. Há pelo menos 4 fatores fundamentais que o influenciam:

1. Poder de influência no mercado

Empresas com alto poder de influência no mercado aumentam seu brand equity. Quanto maior for essa influência, maior é o número de ferramentas disponíveis para que elas consigam ditar regras e lançar tendências.

Alguns exemplos de ações realizadas por marcas com alto poder de influência são:

  • decidir a melhor data de lançamento de um produto;

  • escolher sua melhor forma de distribuição;

  • propor os patamares de preços;

  • lançar novas estratégias de marketing.

Mas por que esse tipo de ação é tão favorável? Ditar as regras de acordos com sua estratégia de crescimento garante uma enorme vantagem frente aos concorrentes. Estar na dianteira, juntamente com o fator surpresa, aumenta muito suas chances de sucesso junto aos clientes.

2. Qualidade

A qualidade está diretamente ligada ao sucesso de uma marca. Essa questão, por mais complexa que seja, pode ser facilmente classificada como baixa, média ou alta. Porém, pode-se notar que qualidade é um termo altamente subjetivo.

Uma forma fácil de avaliar o “valor qualidade” é fazer comparações entre empresas similares ou dos mesmos mercados de atuação. Algumas perguntas podem ser feitas para facilitar: “Os produtos dessa marca são os melhores?” e “A marca oferece algo a mais do que o esperado?” são bons exemplos.

3. Fidelidade dos clientes

Outro fator relacionado com o brand equity é a fidelização de clientes. Tornar clientes cada vez mais fiéis é tão importante quanto adquirir novos clientes. Consumidores fiéis são chamados de promotores, ou seja, fazem o marketing da sua empresa por você.

Para ter uma ideia de como anda a fidelidade dos seus clientes pode-se fazer perguntas como:

  • Suas expectativas foram atendidas?

  • O cliente considera seu preço justo?

  • Ele recomendaria sua marca aos conhecidos?

4. Grau de identificação

O grau de identificação dos clientes com a marca também deve ser observado. É preciso entender se o consumidor está enxergando o real valor da sua marca, ou seja, sua personalidade e suas convicções.

Ao entender melhor o grau de identificação da marca, será mais fácil dirigir estrategicamente os canais de comunicação e o planejamento de marketing para atingir o público-alvo e captar novos consumidores.

Você deve ter notado que mesmo avaliando todos os pontos listados acima ainda é muito complicado calcular ao certo o brand equity do seu negócio, certo? O mais importante aqui é entender sua importância e buscar informações para investir corretamente no valor da sua marca.

Felizmente existem profissionais especialistas em brand equity e você pode contar com os serviços de uma agência digital com estratégias para o seu desenvolvimento.

Se você tem interesse em aprender mais ou quer ficar por dentro de outros conteúdos sobre valor de marca, assine a nossa newsletter!

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