Banners Internas - Blog

Blog

Como definir os valores de uma empresa para fortalecer a minha marca?

como-definir-os-valores-de-uma-empresa-para-fortalecer-a-minha-marca.jpeg

Fazer uma marca ser mais do que um nome e se tornar uma referência para os consumidores sempre foi um desafio de todo gestor de marketing. Com o crescimento das mídias sociais, as pessoas passaram a ser mais informadas, aumentando o nível de exigência em relação ao consumo.

Se antes preço baixo e qualidade dos produtos/serviços eram suficientes para iniciar o relacionamento com o consumidor, hoje é necessário que os valores de uma empresa também estejam de acordo com os princípios do público-alvo.

Neste artigo vamos fazer uma reflexão sobre o assunto e trazer algumas dicas para fortalecer a imagem da sua marca. Acompanhe!

A importância da definição dos valores

Os valores são como o coração da cultura organizacional de uma empresa e devem estar alinhados com a visão e missão. São eles que vão ajudar a definir o direcionamento dos colaboradores durante os processos do dia a dia, gerando comprometimento. Além disso, eles possibilitam estabelecer os padrões que devem ser alcançados pela equipe.

Um exemplo de empresa que conseguiu deixar seus valores muito claros ao público-alvo é a Lola Cosmetics. Criada em 2011, a marca se destaca nas mídias sociais por usar ilustrações chamativas e nomes bem-humorados em seus produtos voltados ao público feminino.

A missão da marca é “Oferecer uma linha completa, que permita usar sua cabeleira sem culpa, da forma que você escolher, com bom humor e ousadia”. A empresa ainda é vegana, ou seja, não realiza testes em animais. O posicionamento da organização tem dado muito certo. Só em 2016, a Lola Cosmetics teve um aumento de 200% nas vendas.

3 dicas para definir os valores da sua empresa

Agora que você conferiu a importância desse processo na fidelização dos clientes, descubra como colocá-lo em prática com as nossas dicas:

Conheça seu público-alvo e tente se aproximar dele

Para conseguir se destacar da concorrência, os valores de uma empresa precisam fugir dos clichês. Oferecer qualidade e satisfação do cliente, por exemplo, são objetivos óbvios, por isso é necessário pensar além.

Mesmo que você já tenha bastante conhecimento sobre o público-alvo da empresa, mudanças no perfil podem ter acontecido desde o último levantamento. Se aprofunde sobre as necessidades de seus clientes, suas dores e como a marca pode transmitir confiança por meio dos valores.

Pense na empresa como se fosse uma pessoa

Todas as pessoas possuem seus valores e personalidade, que definem como elas se comportam, pensam e reagem diante do mundo. Para fortalecer sua marca, os consumidores devem enxergá-la como alguém em quem eles confiam e se identificam.

Faça um exercício de imaginação: se sua empresa fosse uma pessoa, quantos anos ela teria? Qual seria sua personalidade: alegre, séria, profissional? Quando pensamos na Apple, por exemplo, relacionamos a marca a alguém moderno, jovem e antenado em tecnologia.

Observe as empresas que você admira

Com certeza, as empresas que você considera referência possuem algo em comum: valores bem definidos. Para se inspirar, faça uma pesquisa sobre as marcas que estão se destacando no momento, seja no seu segmento ou não, e observe seus diferenciais.

Vivemos em uma época em que a ética, transparência e posicionamento das empresas tornou-se um grande diferencial para a decisão de compra dos consumidores. Neste artigo, mostramos a importância dos valores de uma empresa e como fortalecer a sua marca por meio deles.

Gostou do conteúdo? Siga-nos nas redes sociais (FacebookInstagram e Twitter) e fique por dentro das novidades no blog!

Comentários

Envie seu comentário