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O poder do posicionamento de mercado para arquiteto e decorador. Entenda!

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Não importa onde a sua empresa está localizada. Provavelmente, existem dezenas (ou centenas) de outros arquitetos e decoradores atuando no mesmo mercado. O que diferencia um profissional do outro? O que faz com que o potencial cliente entre em contato com um para solicitar um orçamento e não com o concorrente? Você pode ter certeza de que o posicionamento de mercado tem muito a ver com isso.

Siga a leitura para entender como ele funciona!

O que é posicionamento de mercado

É por meio do posicionamento de mercado que você vai definir onde a sua empresa se encontra dentro de um espectro bastante amplo. Construído por intermédio de uma série de ações e decisões na construção da imagem da empresa, o posicionamento de mercado vai deixar transparecer quais são os seus valores, competências, e também qual é o seu público-alvo.

Por exemplo, existem arquitetos e decoradores especializados em residências, enquanto outros costumam trabalhar com lojas e escritórios. Existem empresas voltadas para os consumidores de classe média, enquanto outras são focadas no mercado de luxo e lidam com orçamentos altíssimos. Alguns gostam de trabalhar com materiais sustentáveis, enquanto outros não têm essa preocupação.

O posicionamento de mercado é que vai permitir que você defina e transmita qual é a sua especialidade e seus valores. É por meio dele que o cliente vai entender qual profissional é mais capaz de atender às suas necessidades. Por isso, é fundamental que você tenha um posicionamento bastante claro — antes mesmo de ingressar no mercado, se possível.

Como conquistar o posicionamento de mercado

Se posicionar no mercado significa usar os seus valores e objetivos como uma maneira de criar a percepção que o público tem da sua empresa. Confira algumas dicas para construir o seu posicionamento:

Defina as suas faixas de preço

Sabemos que o trabalho de um arquiteto ou decorador é sempre muito valioso, e merece uma remuneração justa. Mas tenha em mente que, ao definir quanto cobrará por um projeto, você também define o seu posicionamento de mercado.

Você pretende atuar em um nicho mais popular e atender pessoas comuns que desejam ter um projeto arquitetônico em casa? Ou vai focar o mercado de luxo e trabalhar com grandes projetos para clientes VIP? O seu preço diz isso.

Defina a experiência do consumidor com a sua empresa

O nível de excelência que você promove durante o atendimento também contribui para a construção do seu posicionamento de mercado. Você promoverá uma experiência de luxo em seu escritório durante as reuniões, com espumante e canapés enquanto os projetos são discutidos com os clientes? Ou quer um atendimento mais simples e objetivo?

Defina o tom da sua comunicação

O tom que a sua empresa adota nas suas comunicações diz muito sobre o seu posicionamento. Desde a definição do logotipo da empresa até o tipo de notícia que compartilha nas redes sociais: isso tudo constrói o seu posicionamento de mercado.

É importante que você defina quem é o seu público-alvo, e se mantenha coerente em seus posts em blogs, sites e redes sociais. Com um posicionamento de mercado claro, os clientes saberão que a sua empresa é a mais indicada para abraçar seus projetos.

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