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Reposicionamento de marca: por que a atualização é importante?

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Há um momento durante os anos de vida da empresa em que um reposicionamento de marca é necessário. O mundo está em constante mutação, e após a chegada da era digital essa mudança ficou cada vez mais acelerada. Sendo assim, o que atraía a atenção do público ontem pode não fazer mais sentido hoje.

Muitas vezes a necessidade de reposicionamento chega antes do esperado. Isso ocorre porque surgem situações que fogem ao nosso controle e a audiência começa a ter uma percepção negativa da marca. Nesse caso, é fundamental agir rápido, pois quanto mais você demora a tomar uma atitude, mais o problema se agrava.

Quer saber por que você deve fazer um reposicionamento da sua marca e quais práticas são indicadas? Continue lendo e confira!

Por que a marca deve ser reposicionada?

Surgem novos hábitos

Com a explosão das startups — facilitada pelas novas tecnologias, como os aplicativos para mobile — muitos hábitos foram abandonados e substituídos. Com apenas alguns toques na tela do smartphone pedimos comida, chamamos um táxi ou um Uber, fazemos transferências bancárias, entre outras ações.

É impossível lutar contra essas tendências. Basta observar as videolocadoras e grandes gravadoras: aquelas que não se adequaram à nova realidade, pereceram. O maior caso de sucesso entre as empresas dos ramos citados é a Netflix, pois começou como uma videolocadora e hoje é uma das maiores plataformas de streaming, perdendo apenas para o YouTube.

A imagem fica manchada

Vivemos em uma época em que as marcas precisam tomar muito cuidado com suas mensagens nos canais de comunicação. Caso alguma minoria se sinta ofendida, você pode conquistar muitos inimigos. Aquelas propagandas sexistas da década de 60, em que as mulheres eram inferiorizadas, hoje são inaceitáveis.

A marca de cerveja Skol, por exemplo, teve que mudar seu branding recentemente. O motivo dessa mudança é que grande parte do público-alvo estava considerando seus comerciais machistas. Com seu novo slogan “redondo é sair do seu passado”, atualmente suas mensagens pregam a diversidade.

Você quer atingir um novo público-alvo

Nem sempre o reposicionamento acontece para a marca se adequar à audiência, mas para conquistar outros consumidores. Se a sua comunicação é direcionada para homens acima dos 40 anos mas pretende alcançar um público mais jovem, será necessário fazer uma reformulação completa.

A Marisa, rede de lojas no segmento da moda, quando se reposicionou para atingir um público de renda mais elevada, teve que reformular seus produtos, preços, sua comunicação e até mesmo seu atendimento nos estabelecimentos.

Essa mudança é mais comum do que parece. Caso seja inviável atender determinado público-alvo, algo deve ser feito.

Como fazer o reposicionamento de marca?

Faça pesquisas

Nada deve ser feito com base no achismo. Antes de executar a reformulação do seu branding é necessário criar diversas pesquisas, sejam qualitativas ou quantitativas. Além disso, é importante estar de olho nas tendências.

Crie uma identidade visual coerente

Toda a sua identidade visual — como logotipo, cores e fontes — deve refletir a personalidade da marca. Se você vende móveis antigos e atende a um público mais conservador, não faz sentido usar cores vibrantes nas suas campanhas.

Adeque-se à linguagem da audiência

Além do visual da marca, a linguagem utilizada nos canais de comunicação deve ser pensada para atingir a sua audiência. O ideal é criar uma persona para que o direcionamento seja eficaz.

Se necessário, ofereça novos produtos ou serviços

Se os hábitos mudam constantemente, não há razões para os seus produtos não acompanharem essa transformação. Na área da moda isso é bastante comum. Novas coleções entram e saem rapidamente.

O reposicionamento de marca é uma realidade que todas as empresas devem enfrentar. No entanto, deve-se tomar cuidado para não perder a essência e a tradição. Dessa forma, você não perde os clientes antigos e conquista novos.

E você, já fez algum reposicionamento de marca? Deixe um comentário no post e conte a sua experiência!

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