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Comunicação Integrada: o que é e qual a sua importância?

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Quando se pensa em comunicação empresarial, usualmente as primeiras coisas que vêm à cabeça são anúncios em diversos meios, como TV, Rádio, Youtube, Google, Facebook e etc. Entretanto, é essencial alcançar uma visão panorâmica sobre as ações de marketing, analisando como um conjunto das partes forma o que chamamos de comunicação integrada — e o quão importante é ter essa visão para aumentar o êxito do seu negócio. 

Muito frequentemente, empresas de diversos ramos, quando pressionadas por resultados imediatos, acabam por negligenciar o impacto da comunicação no longo prazo. Essa é uma das razões pela qual existe um recorrente desalinhamento de discursos e ações feitos por marcas. Saiba como evitar que isso aconteça com a sua empresa:

O que é comunicação integrada?

A comunicação integrada é a assimilação coerente do composto de comunicação organizacional, o que inclui a comunicação institucional, mercadológica e interna. 

Comunicar integralmente é manter uma unidade, proposta e mensagem em todos os pontos e pontos de contato entre marca, consumidor, funcionários e comunidade em geral. 

A comunicação institucional deve falar sobre as qualidades, diferenciais e valores da marca. Já a mercadológica fica a cargo de expor os produtos e serviços da empresa. Por fim, a interna deve alinhar processos, padrões e princípios no local de trabalho.

A conversão das 3 dentro de uma mesma premissa é o que chamamos de comunicação integrada.

Afinal, por que devo usar a comunicação integrada em minha empresa?

Falar de comunicação integrada é falar de identidade de marca. A coesão e continuidade de uma mensagem estampa uma individualidade de marca na mente do público. Dessa forma, empresas podem criar relacionamentos mais próximos com seus consumidores, ganhar credibilidade e aumentar as vendas. 

Um fenômeno muito estudado na psicologia do consumo é a grande importância do fator confiança nos processos de compra e venda. Por conseguinte, estar presente na mente das pessoas, mantendo unidade comunicacional, contribui significantemente para a criação de vínculos de familiaridade e boa reputação ao longo do tempo. 

Empresas que conseguem trabalhar dessa forma acabam por se destacar na mente do público. Como exemplo, podemos citar a Coca-Cola, com sua cor vermelha e a mensagem de felicidade dentro da garrafa, e também o Itaú, com sua cor laranja e o slogan “feito pra você”. 

Como posso fazer uma boa comunicação integrada em minha empresa?

O primeiro passo para a criação de uma comunicação integrada de sucesso é a realização de um estudo de mercado.

Nessa fase, a finalidade é coletar informações diversas, como: qual é a identidade de marca dos meus concorrentes? Quais as principais demandas do mercado? Quais os diferencias mais buscados pelos consumidores? Entre outras perguntas que te ajudem a se posicionar frente aos outros players

Depois disso, é preciso começar a planejar. As definições de objetivo, metas, públicos e posicionamento devem ser feitas cuidadosa e estrategicamente, sempre buscando a conversão dos vários elementos dentro de uma mesma linha de trabalho.

A última etapa é a ação. Neste ponto, todo o planejamento deve ser mantido em prática, prezando pela coesão e unidade em todos os meios de comunicação, adaptando as mensagens no institucional, comercial e internamente para alcançar uma integração harmônica e bem-sucedida. 

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