Banners Internas - Blog

Blog

Mostre seu trabalho: como montar um portfólio de encher os olhos?

mostre-seu-trabalho-como-montar-um-portfolio-de-encher-os-olhos.jpeg

Diante de tantos profissionais de arquitetura, como se destacar? Essa é uma questão que paira à cabeça de todo profissional desse ramo. E uma possível resposta está na maneira que você se apresenta ao seus futuros clientes. Ou seja, tudo está ligado à maneira de como montar um portfólio.

Quanto melhor você organiza suas informações neste tipo de cartão de visitas, há maiores chances de conquistar o cliente. Além disso, um portfólio bem-feito pode entrar como estratégia de marketing digital, uma verdadeira revolução na área de arquitetura e design. 

Quer saber mais? Acompanhe este artigo e conheça 4 dicas para montar um portfólio imbatível.

Separe trabalhos de acordo com o cliente

Se você é do tipo de arquiteto que tem uma infinidade de trabalhos diferentes entre si, parabéns! Isso demonstra que você possui versatilidade e grande experiência. No entanto, isso pode ser uma desvantagem em certo ponto.

Ter um portfólio muito extenso e pouco segmentado pode desviar a atenção de um escritório que precisa de algo mais objetivo e condizente com a sua filosofia.

Sendo assim, selecione os trabalhos de acordo com perfil do escritório ou cliente. Para cada lugar que você se interessar em trabalhar ou prestar serviços, é interessante organizar portfólios levemente diferentes.

Observe as características da empresa e direcione a ela algo específico que você pode oferecer.

Amplie as possibilidades de ilustração do seu portfólio

Todo arquiteto que procura angariar mais clientes e parcerias precisa ter um portfólio bem atraente, certo? No entanto, muitos profissionais dessa área não sabem aproveitar os recursos visuais do site que hospeda seus trabalhos já realizados, deixando-o pouco convidativo e trivial.

Para evitar isso, aproveite melhor dos recursos de ilustração do seu portfólio. Por exemplo, coloque fotos nítidas e com ângulo em perspectiva. Isso ajuda mostrar detalhes e aumenta a percepção visual por parte do cliente.

Também vale a pena aplicar recursos em 3D para simular uma imersão para o visitante. Enfim, garanta que seu portfólio seja de fácil navegação e interessante de se olhar.

Deixe seu portfólio mais humanizado

Transcender os desenhos técnicos ou os projetos de edifícios podem ser o diferencial de seu portfólio. Deixá-lo mais humanizado, colocando o seu ponto de vista durante o processo de criação pode mostrar o quanto você é dedicado e sério com a concepção de um novo projeto.

Desta forma, demonstre sua personalidade no portfólio. Por exemplo, se você gosta de elaborar textos ou usar referências artísticas para compor seu trabalho, deixe isso registrado. Os clientes valorizam muito arquitetos que se colocam e mostram um diferencial.

Contrate uma agência de comunicação para aprimorar o portfólio

A apresentação do portfólio é tão fundamental quanto ao conteúdo que está nele. Afinal, um portfólio desorganizado ou pouco atraente pode dar um desconforto visual ao visitante. Isso acaba desmotivando na contratação daquele arquiteto.

Para garantir uma programação visual mais interessante, é recomendado contar com a ajuda de uma agência de comunicação. Esse tipo de estabelecimento detém de conhecimentos de design gráfico e experiência do usuário que vão garantir que o seu portfólio realmente encha os olhos.

Essas foram algumas dicas de como montar um portfólio. Com esses passos definidos, agora você pode avançar na sua estratégia de marketing. Contratando uma agência especializada, você terá condições de conhecer melhor o seu cliente, reposicionar sua marca e criar mídia a favor do seu negócio.

E você, como tem organizado o seu portfólio? Conte para a gente deixando o seu comentário neste post!

Comentários

Envie seu comentário