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5 dicas matadoras para arquitetos terem sucesso nas redes sociais

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A tecnologia vem acrescentando cada vez mais recursos eficientes e de baixo custo para divulgação de produtos e serviços na internet. As redes sociais para arquitetos estão repletas de incríveis possibilidades para exposição de projetos e prática de marketing.

Por meio desses canais, os profissionais podem formar a rede de contato ideal para seu ramo de atuação, atingindo o público que realmente interessa. No entanto, é fácil se perder em torno de tantas opções. As dúvidas sobre qual canal utilizar são muito frequentes.

Pensando nisso, preparamos 5 dicas para auxiliá-lo na difícil escolha do melhor caminho virtual para divulgar seu portfólio e conquistar muitos clientes. Acompanhe nosso post!

1. Escolha a rede social adequada

Quando pensamos em publicar trabalhos na web, a primeira coisa que nos ocorre são as redes sociais mais populares, nas quais o número de inscritos é maior. O problema é que nem sempre essa lógica funciona bem.

Cada rede social é frequentada por um público específico. Com isso, uma atividade que chama muita atenção no Facebook pode não garantir o mesmo resultado para outra.

As redes sociais para arquitetos mais interessantes, a princípio, são aquelas que priorizam o uso de imagens. Dessa forma, é possível apresentar um portfólio diariamente e de maneira informal no Instagram e no Pinterest, por exemplo.

2. Use o Instagram como portfólio

O Instagram é o canal ideal para divulgação de fotos de projetos de arquitetura, já que seu principal objetivo é a publicação de imagens. Portanto, essa é a melhor opção para um portfólio mais descontraído e dinâmico.

Aproveite esse canal para fazer postagens constantes, seguindo algumas dicas importantes para não errar:

  • use hashtags para atrair seu público-alvo, mas evite as que não trazem retorno, como #trocolikes, #sigodevolta etc.;
  • faça publicações com frequência;
  • poste fotos com alta qualidade;
  • siga pessoas ligadas ao seu trabalho, que possam ser seus potenciais clientes.

3. Divulgue no Pinterest

Embora o Pinterest não seja uma plataforma exclusiva para demonstração de um portfólio, seu formato e conceito se prestam muito bem a esse serviço. Isso ocorre porque o layout básico é constituído de painéis, nos quais você organiza suas imagens como um álbum.

Os painéis podem ser separados em pastas com temas diferenciados e os usuários compartilham suas fotos com outros usuários, formando uma rede de contatos com interesses em comum.

No Pinterest, a área de arquitetura e decoração é muito solicitada para busca de tendências. É muito comum as pessoas buscarem lá inspirações para reforma ou decoração da casa.

Nesse cenário, milhões de pessoas estão observando as novidades e, dentre elas, clientes em potencial podem estar de olho nos seus painéis.

4. Recorra ao YouTube como forma de interação

No YouTube, interaja com seus clientes e futuros consumidores em um nível mais pessoal, por meio de vídeos. Essa é uma oportunidade de levar conhecimento e dicas para as pessoas de forma mais intimista.

Ao se comunicar com seu público, você pode fornecer dicas de decoração, organização de espaços, enquanto apresenta seus projetos como exemplos de sugestão para o tema que estiver abordando.

É uma forma espontânea de oferecer seus serviços ou produtos, além da oportunidade de demonstrar autoridade e reconhecimento na sua área de atuação.

5. Mantenha um site com blog incorporado

Nos sites, suas informações assumem um papel mais formal e estático. Neles, seus clientes e outros visitantes poderão encontrar referências sobre seu trabalho, estilo e cases de sucesso, além de um portfólio anexo.

Contudo, mantenha um blog incorporado ao site. É uma prática que auxilia na produção de conteúdo para atrair e fidelizar clientes, apresentando artigos, e-books, infográficos e até vídeos com informações pertinentes ao seu trabalho.

Além disso, tanto no site quanto no blog, você pode manter links diretos para todas as suas redes sociais. Isso ajuda a manter o fluxo de visitantes nos canais, otimizando seu conteúdo e atraindo mais pessoas.

Usando de forma dinâmica e interativa, as redes sociais para arquitetos são uma excelente ferramenta para disseminação de todo o conteúdo produzido, com baixo custo e menor tempo.

Você costuma usar as redes sociais como portfólio? Deixe seu comentário e conte sua experiência!

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