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Como definir em quais canais online a empresa deve estar?

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Ter estratégias de marketing para o mundo online deixou de ser uma opção há muito tempo. Hoje, estar na internet é fundamental para que a sua empresa consiga — além de se comunicar correta e diretamente com os seus clientes — fazer a diferença no mercado, entender como estão os concorrentes, quais são as novas demandas e as novas necessidades.

Em contrapartida, não se trata apenas de estar presente no mundo digital: é preciso definir os canais online mais interessantes para o seu negócio, avaliando as melhores formas de se comunicar com seus clientes por meio desses canais e criando uma comunicação horizontal em cada um deles.

Para que você consiga estruturar uma boa estratégia de canais online, criamos esse artigo.

Analise o mercado para definir os canais online mais interessantes

Antes de iniciar uma estratégia de canais online, é preciso analisar o mercado. Observe:

  • como seus concorrentes têm se posicionado;
  • quais ações vêm sendo feitas;
  • como eles estão conversando com o público.

O primeiro passo a ser dado, antes de tomar qualquer decisão para o seu negócio, é observar o comportamento do seu mercado de atuação para descobrir se tudo continua da mesma forma ou se existem novos riscos e oportunidades.

Identifique o seu público

O segundo passo é identificar o seu público. Como a comunicação em canais online será feita diretamente para o seu público, você precisa saber:

  • em quais tipos de canais eles estão;
  • como se comunicam;
  • que tipo de informações buscam;
  • como gostam de conversar;
  • o que esperam de uma empresa com a qual estão negociando.

Esse é um dos pontos principais de análise para definir os canais online em que a empresa deve estar. A resposta para esse questionamento é bem simples: você precisa estar no mesmo canal que o seu cliente.

Faça um planejamento

Uma vez definidos os canais que seus clientes têm frequentado para procurar informações a respeito do seu mercado, é hora de fazer um planejamento de ações nos canais definidos.

Defina os esforços que serão realizados em cada um desses canais.

Faça testes nos canais escolhidos

Com o planejamento pronto, é hora de colocar a mão na massa e testar alguns dos canais escolhidos. No mundo digital, fazer testes é um grande investimento, pois conseguimos identificar os canais de melhor desempenho para otimizar os investimentos.

Apesar de termos definido todos os canais em que os clientes estão presentes na hora de identificar o público, precisamos descobrir quais deles possuem mais peso e quais prometem uma maior taxa de conversão. Os testes serão responsáveis por identificar essas oportunidades.

Acompanhe os resultados

Por último, é hora de acompanhar os resultados dos testes realizados. Como dito anteriormente, esses testes ajudarão a entender quais são os pontos de maior conversão e onde se encontram os canais de maior potencial dentro dos que o nosso cliente está acostumado a usar. Com base nisso, podemos redimensionar os esforços de tempo e dinheiro, focando sempre em aumentar os lucros da empresa.

Naturalmente, ao definir os canais online mais estratégicos, você percebe que alguns proporcionam maior lucratividade que outros. Cabe à empresa identificar, junto ao seu público, quais são mais valiosos.

Tem alguma dúvida a respeito? Deixe um comentário!

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