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5 dicas preciosas de relacionamento entre arquitetos e seus clientes

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Manter um sólido relacionamento com o cliente de vai além de criar redes sociais e disparar e-mails. É preciso conquistar engajamento e participar das vidas das pessoas que já priorizam sua empresa, bem como dos potenciais consumidores.

Para isso, as estratégias de marketing de conteúdo funcionam de forma dinâmica e efetiva. Com o intuito de sanar suas dúvidas e ajudá-lo a encontrar a melhor saída para criar e manter um relacionamento satisfatório com seu público, reunimos 5 dicas preciosas. Confira!

1. Desenvolva empatia

Pensar apenas nas vendas não é a melhor estratégia para alavancar os negócios. O primeiro e mais importante passo para desenvolver um bom relacionamento com o cliente é colocar-se no lugar dele, imaginando quais são as suas necessidades.

Você está lidando com pessoas; por isso, um atendimento humanizado é o único que pode dar certo. Seja empático e agradável e seu cliente vai corresponder ao seu tratamento se tornando fiel à sua marca.

2. Invista em confiança

Após o primeiro e bem-sucedido contato, é necessário firmar uma relação de confiança com o cliente. Acompanhe de perto tudo o que se relaciona a ele, lembrando detalhes ao tratar de algum assunto durante as conversas.

É importante ter em mente que as relações de consumo da atualidade estão cada vez mais pautadas nas necessidades do consumidor, e não mais apenas nos lucros das empresas. Quem deseja prosperar nos negócios deve priorizar as relações humanas.

3. Resolva os problemas com rapidez

Por mais organizada que uma empresa seja, sempre surgirão alguns problemas. Eles devem ser resolvidos com o máximo de eficiência e prontidão.

Imagine que seu cliente fechou um projeto com seu escritório. No entanto, ao iniciar a obra ele percebe que alguns detalhes estão fugindo do conteúdo contratado. Certamente o aborrecimento será inevitável, mas, se a sua empresa resolver a questão rapidamente justificando e tranquilizando seu cliente, é provável que ele continue contratando posteriormente para novos trabalhos.

Por isso, é fundamental manter-se alerta para atender e solucionar esses imprevistos o mais rápido possível e com o máximo de clareza. Isso é imprescindível para manter a confiança em dia.

4. Crie estratégias de pós-venda

Na visão do marketing de relacionamento, a fidelização de clientes comporta várias etapas, entendidas como: captação de contato, preparação do cliente, venda e pós-venda.

Todas essas etapas devem ser trabalhadas visando um relacionamento de longo prazo. Para isso, é preciso engajar tanto os novos quanto os antigos clientes por meio de algumas medidas simples, como:

  • produção de conteúdo (artigos em blogs, e-books, vídeos e outros com intuito de informar acerca dos seus produtos ou serviços);

  • envio de e-mails marketing e newsletters com a mesma finalidade informativa, bem como para oferecer promoções;

  • disponibilização materiais gratuitos, como treinamentos e-books;

  • lembrança de datas importantes, como aniversários;

  • presença nas redes sociais, interagindo com seus contatos.

Essas são ações que facilitam seu relacionamento com o cliente e impactam sua vida profissional. Além disso, você pode lançar mão de técnicas de gerenciamento de clientes, que também aproximam seus contatos pelo fato de servirem como auxílio extra para solução de problemas e dúvidas.

5. Gerencie as informações dos clientes

Já dissemos que a qualidade do atendimento é o passo mais importante para atrair e manter clientes, além de aumentar as vendas e o valor da marca. Para otimizar o atendimento ao cliente, você pode utilizar algumas ferramentas bastante efetivas:

Chat atender

Esse recurso tem uma grande aceitação e vem crescendo muito, uma vez que proporciona um atendimento rápido e prático pela internet. Agilidade é o que todo consumidor de hoje quer e precisa, e essa ferramenta veio para substituir o que leva horas ou até dias para ser resolvido.

Softwares de gerenciamento de dados

São aplicativos que ajudam a compor um histórico dos clientes com esboços de seus perfis. Dessa forma, você pode garantir um atendimento personalizado para cada um, com o devido cuidado de manter os dados em segurança.

Todas essas estratégias, quando usadas em conjunto, aproximam e reforçam o relacionamento com o cliente. Oferecer canais para interação ajuda imensamente a impulsionar os negócios, desde que, em contrapartida, você escute e ofereça o que as pessoas pedem.

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