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Campanha de e-mail marketing: 4 cuidados em uma estratégia para arquitetos

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Toda empresa de arquitetura que deseja aumentar as suas vendas precisa investir em divulgação. O e-mail marketing é uma ferramenta para alcançar clientes e mostrar o portfólio de serviços. Portanto, essa é uma estratégia para arquitetos que buscam alavancar seus negócios.

Apesar de ser eficiente na divulgação, o e-mail marketing exige um planejamento para dar os resultados esperados. Por isso, é importante entender o funcionamento e as possibilidades de uso dessa estratégia, além de saber o que pode ou não fazer parte de uma campanha de e-mail.

Dessa forma, o planejamento e gerenciamento são essenciais para que a sua ação dê certo, sem que haja o risco de executar práticas ruins de e-mail marketing. Afinal, quando se trata de relacionar com as pessoas, existe uma linha tênue entre quem anuncia e quem se comporta de maneira invasiva.

Nem todas as mensagens de e-mail são bem recebidas e nenhuma empresa quer cair na lista de spam: ela significa perda de tempo e recursos, além de prejuízo na imagem corporativa — um efeito totalmente contrário ao pretendido com o e-mail marketing.

Para que não cometa esse e outros erros em seu escritório de arquitetura, separamos algumas dicas de uma campanha de e-mail marketing de sucesso. Confira!

1. Conheça seu público-alvo

Você sabe quem são as pessoas que desejam reformar sua casa ou possam ter interesse em outro serviço da sua empresa?

Ao mesmo tempo em que existem os que precisam do seu trabalho, temos outros que não querem ou não precisam de um arquiteto. E, ainda mais: aqueles que não têm a condição de arcar com o seu trabalho profissional.

Por isso, é importante conhecer o seu público-alvo, para que possa dedicar esforços de comunicação com quem pode realmente negociar com você. Além disso, quanto mais informação tiver sobre essas pessoas — seu gênero, educação, renda, estado civil etc. —, melhor será a sua segmentação e maiores as chances de sucesso.

2. Jogue limpo e siga as regras

Para começar, conheça e entenda as legislações que se aplicam à propaganda e à emissão de spam. Além disso, fique atento ao bom comportamento de quem faz campanhas de e-mail marketing. Algumas ações simples garantem a boa imagem do escritório de arquitetura e ganham a simpatia do cliente.

São exemplos:

  • enviar mensagens para quem tenha autorizado esse processo. Afinal, ninguém quer receber materiais que não deseja e que não sabe de onde veio;
  • incluir um botão para cancelar a assinatura. É direito de qualquer pessoa não querer receber mais as suas mensagens;
  • incluir sempre os dados do seu escritório no e-mail: site, telefones de contato, endereço etc. Quem quer vender precisa ser encontrado;
  • não comprar ou vender endereços de e-mail, por mais que isso seja tentador. No primeiro caso, é o caminho para se tornar spam; no segundo, é uma quebra de confiança com quem lhe entregou um dado pessoal.

3. Não esqueça o smartphone

Faça um exercício de imaginação: quantas horas passa no smartphone? Qual o volume de conteúdo pesquisado nele? Os celulares fazem parte da rotina das pessoas e são um dos dispositivos mais usados na hora de:

Porém, nem sempre sites e mensagens de e-mail estão adaptadas aos diferentes formatos de telas. Se isso acontecer, a sua mensagem perde força, as pessoas não a compreendem e a divulgação não funciona. Opte por layouts e formatos responsivos para que isso não ocorra.

4. Nunca quebre uma promessa

É comum que, ao fazer uma campanha de e-mail marketing, a empresa insira algum conteúdo valioso, como dicas para reformas ou de como ambientar melhor uma casa ou escritório, assim como descontos.

Essa última opção, inclusive, é bastante usada e tem a sua parcela de responsabilidade nos sucessos de cada ação. Porém, sempre que se faz uso desse artifício, é estabelecida uma promessa.

Por isso, se você:

  • garantiu um desconto na contratação de um serviço, entregue-o;
  • afirmou que o e-book enviado por e-mail fala sobre decoração, tenha a certeza de oferecer as dicas dentro desse segmento.

Não cumprir sua promessa é minar credibilidade.

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