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Marketing de relacionamento: confiança em primeiro lugar!

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Com a constante mudança dos meios de comunicação e o crescimento da internet, surge a necessidade de as marcas se fazerem cada vez mais presentes na vida do cliente. E uma das melhores formas é adotar o marketing de relacionamento. 

Porém, quando falamos em marketing de relacionamento, encontramos um cenário não muito desenvolvido, com poucos profissionais que entendem do assunto e pouco investimento, afinal, o resultado dessa estratégia não vem em curto prazo.

No post de hoje, vamos explicar um pouco mais sobre essa prática e daremos dicas do que pode ser feito para que bons resultados apareçam. Confira!

O marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento busca, basicamente, estabelecer uma boa relação com clientes e prospects — convertendo estes últimos em vendas.

Essa prática tem como objetivo criar um laço forte entre a empresa e o seu público, por meio de ações que aproximam o cliente.

Isso faz com que a marca transpareça confiança e disponibilidade, sempre se colocando presente para sanar dúvidas e auxiliar no momento de compra.

Para começar a empregar essa estratégia, é necessário conhecer muito bem a sua base de clientes. Assim, o discurso adotado será condizente, e as pessoas se sentirão compreendidas e bem atendidas por você e sua companhia.

As boas práticas de marketing de relacionamento

1. Mensagens personalizadas

É interessante customizar o máximo possível a mensagem enviada para cada cliente, seja em uma plataforma de chat, e-mail ou redes sociais.

Fazer isso desconstrói a ideia de que empresas possuem uma comunicação massiva e pouco pessoal, resultando em uma aproximação com o cliente e fazendo com que ele se sinta especial e único.

2. Canais de contato direto

Não adianta encher o seu cliente com e-mails automáticos, newsletters, mala-direta e outras formas de comunicação.

É importante criar um canal direto com o público para que ele possa sanar as suas dúvidas e enviar sugestões e reclamações.

Ouvir o cliente é uma ótima forma de medir a performance do seu negócio, descobrindo quais são os seus pontos fracos e fortes.

3. Imagem próxima do cliente

Uma empresa que se coloca à disposição do seu público e trabalha a sua imagem de forma que ela seja percebida como uma marca humana certamente adquire o carinho do cliente.

Quanto mais real a sua companhia e a sua comunicação forem, mais confortáveis e satisfeitos ficarão os consumidores.

4. Rapidez

A cada dia que passa, aumenta a necessidade das pessoas em resolverem as suas dúvidas e os seus problemas da maneira mais rápida possível.

Uma estratégia de marketing de relacionamento implica uma maior presença da marca na vida do cliente, seja presencial ou virtualmente.

O uso de plataformas digitais, como chat e redes sociais, possibilita ao cliente um contato rápido e prático, com respostas que virão em questão de minutos!

5. Programas de fidelidade

Todo cliente gosta de se sentir especial, e programas de fidelidade são uma ótima forma de fazer isso!

A oferta de produtos e/ou serviços que possam interessar ao cliente pode surpreendê-lo, fortalecendo a relação entre consumidor e marca e até mesmo gerando uma divulgação espontânea de seus produtos e serviços.

Em qualquer tipo de relacionamento humano, quanto mais se conhece e entende a outra pessoa, mais fácil fica de criar um laço com ela.

Com a adoção de uma estratégia de marketing de relacionamento, é possível fazer isso e aumentar cada vez mais a visibilidade da sua empresa!

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