Banners Internas - Blog

Blog

Qual a importância e como fazer marketing pós-venda?

qual-a-importancia-e-como-fazer-marketing-posvenda.jpeg

Que conquistar um novo cliente é mais caro do que encantar o cliente que sua empresa já tem, você já sabe. No entanto, as formas de manter esse consumidor fidelizado à sua marca, com a variedade de opções que a internet oferece, é um grande desafio.

É preciso interagir com seu consumidor de forma ativa, personalizada e eficiente. Para tanto, neste post, separamos algumas estratégias de marketing pós-venda para você fidelizar, de uma vez por todas, o seu cliente. Confira!

Transmita Webinars em seu marketing pós-venda

Criar webinars para se relacionar com o cliente pós-venda é uma alternativa criativa e muito conveniente. A partir do momento em que o cliente se inscreve, sua empresa já tem um feedback do interesse dele em seu produto, seja ele positivo ou negativo. O fato é que, após a venda, o cliente está disposto a continuar a se relacionar com você.

Produzir webinars nesse momento pode gerar o encantamento do consumidor por ser mais do que aquilo que ele comprou. Ele entende como um plus.

Aproveite o momento para trazer os diferenciais do produto que ele comprou e inclua um novo processo de conversão — com conteúdo da fase de atração — para um novo produto.

Assim, além de fidelizar e encantar o cliente, você ainda inicia a possibilidade de uma nova compra.

Envie Newsletters

O envio de newsletters é uma excelente prática do e-mail marketing que pode ser usada para lembrar ao cliente porque ele comprou determinado produto. Para que isso aconteça, basta continuar demonstrando os diferenciais que o produto adquirido possui.

Quando escrever seu informativo, insira conteúdos de diferentes fases do funil de vendas. Comece com material para o encantamento do cliente (fundo do funil), por ser aquele que, especificamente, quem acabou de comprar quer receber.

Depois insira um material de nutrição de leads (meio do funil), que relacione o produto que o cliente comprou com um outro produto ou serviço que possa ser aliado a esse, melhorando sua funcionalidade.

E, por último, coloque um conteúdo de atração (topo do funil), a fim de iniciar um novo processo de conversão.

Lembre-se de sempre adequar o conteúdo à persona, ou seja, aos seus gostos e costumes.

Formule questionários de satisfação

Os famosos questionários de satisfação são bastante eficientes. Formule perguntas simples e objetivas para não tomar muito o tempo de seu cliente. No final, deixe um campo em branco para que ele possa escrever sua opinião, mas coloque como preenchimento opcional.

O sucesso dessa ação é que o cliente responda a todas as perguntas. Portanto, uma dica importante é a criação de formulários progressivos — aqueles sequenciais, que vão suprimindo os campos que a pessoa já respondeu — e adaptá-los para dispositivos móveis.

Utilize cupons de bônus para novas compras

Analise o perfil de seu cliente e veja qual o tamanho da jornada de compra dele. Retenha o dado da periodicidade provável para que ele adquira um novo produto e/ou precise do produto que ele acabou de comprar novamente.

Dessa maneira, presenteie seu consumidor com um cupom de bônus para que ele possa efetuar uma nova compra. Coloque prazo de validade no cupom, de acordo com sua análise, para que você possa mensurar o sucesso de sua campanha.

Uma estratégia diferenciada é promover o câmbio on e off-line por meio dessa ferramenta. Se entregar o cupom físico, coloque um código promocional para acessar online. Assim, você atrai o cliente para o seu site na internet e aumenta a sua chance de que ele possa se interessar por novos conteúdos e produtos.

Se enviar o cupom por meio digital, peça para trazê-lo no celular para o ponto de venda e, para validá-lo, o cliente terá, por exemplo, de fazer um check-in em seu estabelecimento. Essa é uma forma de fazer com que mais pessoas estejam falando da sua marca nas redes sociais, o que eleva as chances de atrair novos clientes.

Com essas estratégias de marketing pós-venda, certamente a fidelização de seus clientes aumentará, assim como a confiabilidade, a autoridade e o volume de vendas de sua marca. Para ficar por dentro desse tema e aprimorar esse processo, assine nossa newsletter!

 

Gostou do nosso conteúdo? Então, acesse nossas redes sociais: 

FacebookInstagramLinkedInPinterest e Twitter

Solicite agora um orçamento deste serviço: ligue para 21 2430-9990 ou envie email para contato@atalhocomunicacao.com.br.

Comentários

Envie seu comentário