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Marketing de relacionamento: o que é e qual sua importância?

Customer Relationship Management - vector illustration

Em qualquer tipo de relacionamento humano, quanto mais se conhece e entende a outra pessoa, mais fácil fica de criar um laço com ela. Com marcas e clientes não poderia ser diferente, afinal quanto mais se sabe sobre o consumidor, mais fácil fica de dialogar com ele e apresentar produtos e soluções que o interessam.

Mesmo com empresas que têm grandes departamentos de marketing, o Brasil ainda não conhece e utiliza muito o marketing de relacionamento, que já é uma tendência lá fora e tende a crescer cada vez mais. Mas o que é marketing de relacionamento?

Esse novo “tipo” de marketing é uma prática criada para estabelecer e manter uma relação saudável entre a marca e seu público-alvo, com o objetivo de aumentar as vendas e os lucros.

No post de hoje, vamos te mostrar 5 benefícios dessa nova estratégia. Confira!

Estratégia criativa

É possível adotar o marketing de relacionamento sem gastar muito, afinal essa estratégia é ampla o suficiente para a adoção de práticas criativas. A criação de um atendimento instantâneo e personalizado, por exemplo, é uma ideia interessante, que não custará muito e chamará a atenção dos clientes — que, na maioria das vezes, buscam resolver suas dúvidas e necessidades da forma mais rápida possível.

Visibilidade da marca

Uma empresa que atende bem os clientes e oferece soluções rápidas e criativas para seus problemas sempre é comentada, seja pelos próprios clientes ou até mesmo pelo mercado, afinal é raro encontrar uma companhia que preze pela satisfação do seu público na hora do atendimento.

Além disso, para uma boa estratégia de marketing de relacionamento é necessário que a empresa esteja onde o seu público-alvo está, seja no ambiente real ou virtual. Essa presença da marca vai aumentar sua visibilidade e chamará atenção das pessoas.

Proximidade com o cliente

A adoção de estratégias que visam criar uma boa relação com o cliente, botando a marca a disposição para resolver suas dúvidas e apresentar ideias e produtos interessantes a ele, transmite uma imagem de preocupação e confiança. Ou seja, a empresa passa a ser muito mais próxima do seu público.

Uma marca que se faz presente na mente do seu consumidor, estando sempre conectada a ele, garante uma certa fidelidade do seu público, que sempre se lembrará dos serviços e produtos oferecidos pela empresa em questão.

Divulgação da marca

Clientes bem atendidos ficam satisfeitos, e clientes satisfeitos sempre tendem a falar bem da empresa para conhecidos e amigos. Uma estratégia de marketing de relacionamento então ajudará na criação de clientes promotores, que divulgarão a sua marca de forma espontânea.

Investimento de longo prazo

A estratégia de marketing de relacionamento não apresenta resultados imediatos e instantâneos, afinal demora um pouco para se consolidar uma relação de confiança com o cliente. Claro que no início os clientes ficarão satisfeitos com um atendimento bom, por exemplo, mas só após algum tempo que a relação já será forte o suficiente, de forma que os clientes se tornem fãs da marca.

Uma vantagem disso é que depois de criar uma marca forte, é muito difícil que essa situação mude, e a longo prazo sua marca sempre será reconhecida por um atributo, nesse caso o bom atendimento e proximidade com o cliente, marcante.

O marketing de relacionamento, apesar de ainda não ser muito conhecido e praticado, tende a crescer exponencialmente. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto ou algo a acrescentar? Nos conte nos comentários abaixo!

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