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5 erros que toda a empresa deve evitar

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Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas devem estar atentas a possíveis erros que podem cometer. Mesmo negócios pequenos, microempresas e empreendedores individuais podem agir de modo inadequado, o que certamente vai trazer problemas futuros para a administração do seu negócio.

Para saber quais são os 5 erros que toda a empresa deve evitar, confira a seguir os seguintes tópicos e porque eles representam problemas para o seu negócio:

  • Não fazer gestão financeira
  • Não conhecer a dinâmica do seu estoque
  • Não investir em uma estratégia de marketing eficiente
  • Não dar espaço aos funcionários
  • Não manter as suas informações seguras

1 – Não fazer planejamento financeiro

A parte financeira de qualquer empresa é bastante sensível, ainda mais no início. Por isso, é de extrema necessidade que um planejamento seja feito, de modo que você possa acompanhar e ter controle de tudo o que acontece no seu empreendimento. Para tanto, é preciso identificar os gastos fixos e variáveis da sua empresa.

Com essas informações é possível saber quanto em média será necessário gastar todos os meses e quanto a sua empresa deve vender para que todas as contas sejam pagas e as dívidas não se acumulem. Já para ter lucro, é preciso que o seu negócio venda mais do que o somatório das contas mensais. Ter isso na ponta do lápis é essencial para saber o que fazer.

2 – Não conhecer a dinâmica do seu estoque

O estoque da sua empresa é um grande aliado para entender as preferências do seu público alvo. Tendo total controle do que entra e do que sai desse setor é possível identificar os itens mais vendidos e quais estão apenas pegando pó na estante. Se existem produtos parados no estoque, é preciso vendê-los com estratégias de marketing pontuais.

Também é possível avaliar que os itens sem saída não são benéficos para as vendas. Acompanhar as movimentações do setor ajuda ainda saber em que época do ano os artigos têm mais saída e evitar que faltem. O seja, é o raio x do seu empreendimento e você deve estar a par dele.

3 – Não investir em uma estratégia de marketing eficiente

O marketing não se resume a ações publicitárias para promover a sua marca, ele consiste ainda em avaliar quais os melhores lugares para vender o seu produto ou serviço e que estratégia usar em cada local.

Além disso, conhecer os consumidores em potencial do seu negócio é fundamental. Isso pode ser feito não só por meio do controle de estoque, mas também com pesquisa de mercado e análise de cadastro de clientes.

Todas essas informações permitem a criação de ações eficientes, sendo que é preciso ainda avaliar quais os canais de comunicação mais adequados para chegar até o seu público alvo. Por isso, erra quem não dá a devida importância a essa área na sua empresa.

4 – Não dar espaço aos funcionários

A experiência na hora da venda, atender clientes, usar os recursos disponíveis, etc. Tudo isso são fatores presentes no dia a dia dos funcionários. Desse modo, eles melhor que ninguém podem avaliar diferentes aspectos da sua empresa. Isso quer dizer que na sua empresa é necessário que haja espaço para que possam contribuir com ideias e sugestões.

Além de aumentar as suas chances de sucesso, colaboradores que são ouvidos sentem-se valorizados e, por consequência, produzem mais. Para tanto, é possível criar momentos específicos para a troca de ideias.

5 – Não manter as suas informações seguras

Outro problema muito comum, inclusive, nas pequenas empresas, é a falta de mecanismos que mantenham os seus dados seguros. Hoje em dia, qualquer empresa e mesmo pessoas podem ter os seus dados perdidos ou danificados por falta de cuidados indispensáveis.

No entanto, empresas devem contar com mais do que investimento em cópias de segurança e antivírus. Embora sejam importantes, quando se trabalha com uma rede de computadores existe muito mais que pode ser feito em termos de segurança.

O GestãoClick é um software de automação comercial que ajuda no controle financeiro e de estoque da sua empresa, além de manter as suas informações seguras. Já que esse sistema informatiza todos os dados da sua empresa, é possível gerar relatórios importantes para a tomada de decisões.

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