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Como a automatização do setor de vendas pode alavancar seus resultados

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Vender é um processo que exige dedicação, estudo e planejamento. Há quem diga que o vendedor é um artista, que sabe exatamente quais palavras usar e como conquistar o seu cliente. Mas, em meio a inúmeros pedidos, dados para revisar, relatórios de resultado para enviar aos superiores e outros afazeres do dia-a-dia, a venda pode ficar comprometida, exatamente por esse excesso de pequenos trabalhos que deixam os funcionários estressados, fazendo com que os clientes acabem ficando em segundo plano.

Mas todos que fazem parte de uma grande empresa sabem que cada processo é fundamental para que ela funcione corretamente e isso inclui os serviços mais minuciosos, como os relatórios e cadastro de clientes. A boa notícia é que a tecnologia surgiu e tem ocasionado o desenvolvimento nessa área, otimizando esses processos e deixando-os automatizados. Isso nos leva ao assunto deste artigo, que é como a automatização do setor de vendas poderá alavancar seus resultados. Acompanhe!

O que é a automatização no setor de vendas?

De forma geral, o setor de vendas é composto por inúmeros funcionários e por processos básicos, que mantém a organização da empresa. Ou seja, cadastro de clientes, relatórios finais, os feedbacks que são extremamente necessários, e outros. Porém, se pensarmos de forma prática, deixar um funcionário preso o dia todo preenchendo o relatório, faz com que ele não produza o necessário e não se empenhe no que realmente é importante: a venda.

E nessa hora que entra a automatização. Além de ajudar na gestão do tempo, ela tem outras vantagens, como:

– Relatórios: Os relatórios de controle de vendas ou mesmo de propostas são bastante comuns neste setor, já que os vendedores precisam sempre mostrar seus resultados a diretoria. Porém, fazer esse tipo de trabalho manualmente demanda muito tempo e faz com que os funcionários acabem o dia estressados e sem produzir de fato. Quando há a automatização de relatórios, o problema se extingue, já que eles só precisam que os dados sejam inseridos para que sejam criados.

– Relatórios de feedback: Saber qual é o cliente que mais faz compras na sua empresa é uma ótima forma de manter o contato com eles, e saber  qual é o feedback que seus produtos têm. Além disso, é possível planejar prêmios e tratamento especial para os melhores compradores, fazendo com que eles sintam o retorno de serem fiéis a sua empresa. Isso traz muito mais retorno e ajuda a alavancar os resultados, pois todos sabem que uma boa venda também passa pela conquista do cliente, fazendo com que ele volte a comprar seus produtos.

– Relatórios de produtos que mais vendem: É muito difícil saber de forma precisa qual é o produto que mais vende na sua empresa sem que isso exija muito tempo e uma equipe enorme destinada apenas para esta finalidade. Nesse caso, a automatização do setor se torna essencial, pois ela irá trazer os dados de maneira muito específica e rápida, te possibilitando criar estratégias mais claras e visionárias, sem se preocupar com a criação de planilhas para chegar ao mesmo resultado. Uma empresa que deseja crescer precisa saber usar a tecnologia a seu favor e esse é um bom exemplo de como fazer isso.

Cadastro de clientes: Obviamente, é possível fazer um cadastro simples de clientes de forma manual. Porém, os programas mais modernos trazem algo muito além de um simples cadastramento. Eles costumam dar acesso à orçamentos, emissão de nota fiscal, controle de ordens de serviços e geração de boletos. E tudo isso em uma única plataforma. Isso é vantajoso tanto para os funcionários, que têm muito mais fluidez para trabalhar, quanto para os clientes, que têm acesso à um atendimento muito mais rápido e efetivo.

Conclusão

Essas são algumas das vantagens de automatizar seu setor de vendas. É importante que a empresa comece a pesquisar sobre softwares que podem ajudar a otimizar o tempo e levar aos funcionários a chance de se focarem no que realmente tem mais valor: os clientes. Podemos citar o GestãoClick, que é um sistema ERP online bastante completo nesse sentido e que auxilia quem precisa melhorar seus resultados ou quem quer mantê-los.

Nesse tipo de sistema é possível encontrar todas as funcionalidades supracitadas, além de permitir que todo ocorra com maior agilidade já que os relatórios são gerados com um clique e você não precisa de juntar as informações contidas em inúmeras planilhas.

Autora: Gabriela Vitória, analista de marketing do GestãoClick

Sobre o GestãoClick: Sistema de gestão (https://gestaoclick.com.br/) empresarial que oferece controle de estoque, controle financeiro, controle de vendas, emissão de notas entre outras funcionalidades que toda empresa precisa!

Comentários

  • Teste!

    Comentário por Atalho Comunicação em 16 de agosto de 2017 às 17:47:02

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