Banners Internas - Blog

Blog

Comunicação para arquitetos: como criar um plano de marketing?

comunicacao-para-arquitetos-como-criar-um-plano-de-marketing.jpeg

O marketing se tornou indispensável para o sucesso de empresas nos mais diversificados segmentos econômicos. No campo da arquitetura, tem sido um diferencial na hora de estabelecer bons relacionamentos com os clientes e gerar oportunidades de negócio. 

Para obter sucesso com as estratégias e alcançar suas metas, o primeiro passo é criar um plano de marketing consistente e bem direcionado. Por isso, hoje trouxemos cinco dicas fundamentais para você criar logo o seu plano. 

Antes de seguirmos com as dicas, em se tratando de marketing, tenha sempre em mente as palavras: análise, planejamento e mensuração. Vamos lá! 

Analise seu mercado e o cenário econômico

Para iniciar as ações propriamente ditas, você tem de “preparar o terreno”. É preciso entender as condições internas da sua empresa, como estrutura de custos, atributos que podem ser potencializados, pontos a melhorar, entre outras coisas. Sim, é muito importante saber onde estão as fragilidades da sua organização. 

A partir dessa análise, olhe para o mercado e pesquise oportunidades e ameaças do segmento. Será que é hora de investir em parcerias? É um bom momento para inserir novos serviços no seu leque? 

Não se esqueça também de considerar o contexto econômico da sua região e do país, a fim de evitar investimentos e ações desfavoráveis a seus objetivos. 

Faça um bom planejamento

Após colher dados internos e externos, é hora de juntá-los à sua criatividade e planejar uma execução estratégica. O planejamento é essencial para organizar as ideias, calcular os riscos, identificar oportunidades e alcançar metas. 

Dedique tempo a essa etapa e tenha certeza de que isso vai facilitar (e muito!) a sua vida no momento de colocar a mão na massa. O planejamento funciona como uma espécie de guia para garantir a coerência e a efetividade de cada ação. 

É também nesta fase que os objetivos e metas do plano de marketing e o cronograma de todas as etapas são definidos. Monte um cronograma factível, de acordo com a sua realidade. 

Conheça a fundo seu público

Saber com quem você está se comunicando é básico para qualquer ação de marketing. Seja no ambiente online, seja no offline. É imprescindível conhecer as necessidades do seu cliente, os problemas para os quais ele busca solução, a motivação da compra, suas expectativas e, ainda, suas características pessoais. 

Somente assim será possível acertar na linguagem, na abordagem da definição de estratégias e na condução de cada cliente à contratação de seus serviços. 

Fique atento à concorrência

Assim como é importante olhar para o contexto macro, é também recomendado que você acompanhe as ações de seus concorrentes. Essa atitude permitirá que você identifique possíveis falhas em sua estratégia e esteja a par do que acontece no setor. 

Ao fazer um bom benchmarking, novas ideias podem surgir, e com isso você ganha recursos para aperfeiçoar o seu próprio plano e se destacar no mercado.

Mensure os resultados

Colha e analise os resultados de todas as ações que você realizar. De um e-mail marketing a campanhas mais complexas, da entrega de um brinde até a criação de um site. Tudo o que for executado precisa ser medido e analisado. Não abra mão da mensuração. 

A clareza dos resultados mostrará se o plano está sendo efetivo, onde é possível melhorar, quais ações e mídias merecem mais investimento, quais recursos não geraram efeito e, principalmente, como anda seu ROI (retorno do investimento). 

O setor da arquitetura oferece muitas possibilidades de trabalhar o marketing a favor de seu crescimento. Com as dicas que apresentamos, a missão de criar um plano de marketing ficará mais próxima de ser cumprida. 

Se você gostou dessas dicas, assine nossa newsletter e continue por dentro de todos os nossos conteúdos. 

Comentários

Envie seu comentário