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Dicas para Empreendedores Iniciantes

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Empreender é a atitude contemporânea mais valorizada em qualquer ambiente de negócios que possa imaginar. Ao participar de qualquer treinamento de liderança empresarial, certamente não escapará de uma abordagem especialmente direcionada ao empreendedorismo.

Empreender é o sonho de muita gente. Nada melhor do que ter o próprio negócio e prosperar com ele. Empreender também é um dos caminhos mais férteis para o exercício da própria criatividade, da vontade de fazer algo diferente e com originalidade.

Empreender é muito bacana.

Porém empreender não requer somente atitude ou vontade. Exige certo preparo e um bom suporte, principalmente em tempos de rápidas mudanças como os que vivemos.

Não há uma fórmula exata ou uma cartilha passo a passo a seguir na hora em que pensar empreender, mas existem conceitos que devem ser seguidos e observados constantemente por qualquer empreendedor para que o passo a passo seja menos turbulento do que simplesmente empreender somente por excesso de otimismo.

Dentre os mais importantes estão:

1 – Empreenda no que gosta e no que você é bom.

Não é fácil começar um negócio do zero e nem sempre o tempo disponível é confortável para que possamos fazer um empreendimento tornar-se numa realidade auto sustentada. Se qualquer indivíduo, além de lidar com as dificuldades naturais de quem está começando um negócio, não nutrir gosto pelo que está fazendo ou ainda não dominar a área (ou o conhecimento do negócio) terá uma enorme dificuldade adicional para construir seu sucesso. Empreender por necessidade é possível, mas não é um bom começo e tem cara de sacrifício ou de sofrimento mesmo.

Empreender possuindo paixão pelo que se faz já é outro caso. As dificuldades parecerão menores, o sacrifício é substituído pelo prazer e o ânimo estará em alta o tempo todo.

2 – Não empreenda sem planejamento.

Um negócio que ainda não existe não é passível de possuir um bom planejamento. Algumas pessoas pensam assim, mas não é verdade.

Quanto maior a capacidade de planejamento do empreendedor, maior a previsibilidade do negócio. Claro que não existem negócios 100% previsíveis, mas um bom planejamento diminui, e muito, as chances de erro e precipitações naturais de quem está começando um negócio.

Se ainda não tiver esta expertise, procure um treinamento empresarial capaz de lhe dar boas noções de planejamento estratégico, tático e operacional. Não precisa ser um expert no assunto e nem ficar 2 anos estudando sobre planejamento, mas uma noção clara dos princípios básicos do planejamento irá lhe auxiliar muito no começo e lhe poupar de muitas dores de cabeça.

Uma boa dica são os cursos do SEBRAE. O investimento não é elevado e são cursos de qualidade.

3 – Informe-se sobre as melhores mídias para divulgação do seu negócio.

Procure auxílio de uma empresa de comunicação para lhe dar suporte sobre quais os melhores caminhos para divulgação do seu negócio e em quais formatos. Há muito boas possibilidades a serem exploradas no mundo empresarial hiper-conectado, mas somente possuir uma página na internet não será suficiente para que o negócio seja visto e percebido como relevante.

Há a necessidade de estratégias e aplicação de conceitos que podem fazer a diferença entre ser escolhido ou descartado na rede. O suporte de profissionais habilitados é fundamental. Se não tiver muito dinheiro, não se preocupe. A maioria dos projetos são “Taylor Made” e acabará achando um que caiba no seu orçamento.

4 – Invista na capacitação.

Ser um profissional bem capacitado diante de uma concorrência exacerbada e ativa sempre é um diferencial importante e principalmente para quem está em busca de ganho de espaço. Mesmo que tenha um bom conhecimento da área na qual empreende, esteja de olho nas atualizações e novidades tecnológicas que possam aparecer. Tenha em mente que por melhor que sejam suas hard skills, elas nunca serão definitivas num mundo que gera tecnologias novas cada vez mais rapidamente.

Capacite também seus colaboradores adequadamente. Todo empreendimento no começo pode depender demasiadamente de atitudes e ações originais. Somente com o tempo é que os processos irão se consolidar. Pessoas sem informação podem ficar inseguras na hora de agir e não conseguirão desenvolver ou adaptar-se a processos modernos e inovadores.

Se o seu negócio depender de vendedores atendendo o cliente “in loco” (no campo), prepare-os para que transmitam ao cliente a sua imagem corporativa adequadamente. O treinamento de vendas é indispensável para negócios que requerem a presença do profissional no campo e são estes profissionais que traduzirão para seu potencial cliente, com maior ou menor precisão, as soluções que o seu empreendimento poderá proporcionar para demandas específicas.

5 – Resiliência.

Paciência é importante, mas a resiliência é pedra fundamental para qualquer empreendedor. O conceito de resiliência vem da física que é propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica.

No mundo dos negócios é a capacidade de se recobrar, se adaptar a mudanças ou fatos negativos inesperados e que requeiram reações rápidas. No começo tudo é possível e a resiliência é fator fundamental para empreendedores e seus colaboradores diretos.

6 – Ouvidos para ouvir.

Perceber o ambiente de negócios é outro ponto importante. Ouvir o que o mercado demanda e o que as pessoas percebem ao fazer negócios com sua organização. Pesquisas de opinião já não são tão efetivas quanto no passado. Se puder faça Open-Houses, apresente sua equipe para o mercado. Webnários com clientes ou eventos similares. Ouvir as mensagens do ambiente de negócios é o mesmo que ouvir o que o mercado quer e o que as pessoas querem.

Saber ouvir é metade da boa comunicação. Com seus potenciais clientes não é diferente.

7 – De olho na Tecnologia

Soluções tecnológicas não servem para tudo, mas podem ser fortes impulsionadoras do negócio. São as soluções tecnológicas de natureza física e digital, como softwares, aplicativos, máquinas, equipamentos e outros. Não tendo fôlego inicial para este nível de investimento, a melhor saída é o planejamento (de médio longo prazo) e o suporte de profissionais da área para sua orientação das possibilidades ou aquisições de ocasião.

Tenha em mente estes conceitos, calibre suas expectativas e bom empreendimento.

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Fonte desta matéria : TrainerBr

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