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Importância da Comunicação Estratégica

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Já parou para pensar que uma coisa é o que se comunica, outra coisa é o que se compreende? Comunicação nas organizações é um problema muito maior do que se imagina.

Na percepção das organizações, 76 % dos fracassos em projetos são originados por problemas de comunicação em todas as suas formas. O guia PMBOK do Project Management Institute Brasil (PMI – https://brasil.pmi.org/) apresentou um, icônico, estudo em torno do tema e acendeu a luz amarela para muitas organizações. A conclusão foi que não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos e não validamos o que o outro compreendeu de nossa comunicação. Como consequência projetos e processos sofrem uma forte influência da falta da validação do que se comunica.

Como resolver este problema de comunicação, que pode representar perdas financeiras e humanas para empresas? A solução não é tão simples, mas há um primeiro passo à ser dado.

A Comunicação Estratégica.

Gestores e líderes das organizações que tenham realizado um Curso de Liderança ou Palestra de Liderança devem ter desenvolvido o tema “Comunicação Estratégica” como exigência fundamental da boa gestão de pessoas e processos. Vamos entender melhor o que é a comunicação estratégica, bem resumidamente.

Comunicação Estratégica é aquela que foi validada por quem a recebeu. Sinaliza que a compreendeu e a replica de volta ao emissor, quando este pede a sua validação.

Outro termo que encontrará será “Comunicação Relevante” ou “Alinhamento”. Um mote corporativo é que o sucesso sempre está nos detalhes, e é verdade.

É muito comum vermos gestores e líderes nas organizações reclamarem que seus colaboradores não compreendem muito bem o que querem comunicar. A razão para isto é somente uma, a comunicação não foi validada. Não houve o feed-back de quem a recebeu e o gestor também não teve a preocupação de pedí-lo. Sua preocupação foi somente enviar a mensagem, como consequência não houve comunicação, houve somente um envio de texto sem a preocupação se a mensagem foi compreendida.

Validação é uma via de mão dupla. Quem recebeu a mensagem não reagiu à ela, ou seja não a validou. E quem a emitiu também não validou a interpretação de quem a recebeu. Como fazer a boa gestão de pessoas ou liderar times sem este cuidado, fundamental, na comunicação? Como levar à cabo um projeto importante na organização, que envolve diversas disciplinas e pessoas, sem validar as informações importantes que geram ações coletivas, ou seja sem o alinhamento?

Entendemos que não se pode ficar validando tudo porém, Gestor ou Líder, adquira o hábito de validar com seus liderados todas as informações importantes que necessitam da plena compreensão deles. Validação = Alinhamento e Alinhamento = Resultados.

Todos ganharão com esta ação simples. Bom trabalho.

Comunicação Estratégica é extraído do Curso de Gestão de Pessoas
Módulo Avançado : Grandes Sistemas e Estruturas Organizacionais

Autor Convidado
Equipe Trainer BR

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