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Por que preciso de uma agência para definir meu plano de marketing?

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O plano de marketing é um dos instrumentos essenciais para um negócio crescer e prosperar, pois nele estão inclusas as estratégias e táticas para atrair clientes e valorizar a marca. Sem esse instrumento, a empresa poderá ter dificuldades de conquistar seu espaço no seu nicho de atuação, um público consumidor e os objetivos organizacionais.

Para elaborá-lo, é vital pesquisar e entender bem como funciona a dinâmica do mercado, além de acompanhar as tendências a fim de atualizá-lo constantemente. Porém, esses fatores nem sempre são fáceis de se obter, pois demandam tempo e custos.

Nesse caso, é importante contar com uma agência para fazer o planejamento de marketing, pois ela possui as características e conhecimentos precisos para isso. Aliás, veja adiante mais pontos que a tornam necessária para um bom plano de marketing!

Expertise da agência

O grande diferencial de uma agência de marketing é o seu expertise, ou seja, a sua experiência e seus conhecimentos relacionados às principais estratégias mercadológicas (offlines e onlines) do mercado. Isso é resultado de tempo de atuação, uma equipe de profissionais especializados e infraestrutura voltada para fornecer suporte para a definição de campanhas de excelência.

Dessa forma, ela pode colaborar com estratégias testadas e ações efetivas na hora de você montar o seu plano de marketing. Por outro lado, sem a ajuda dela você provavelmente levará mais tempo e investimentos até estruturar uma equipe própria para cuidar das estratégias de marketing.

Qualificação dos profissionais

Quando você contrata uma agência de marketing, passa a contar com talentos de múltiplas áreas do mercado, sendo cada um deles responsável por processos fundamentais para o êxito das estratégias mercadológicas.

Veja a seguir algumas etapas de desenvolvimento do plano de marketing, as áreas e os especialistas responsáveis por planejar e executar cada uma delas:

Planejamento de marketing

Nessa etapa, acontece a coleta das informações recebidas do cliente. Partindo desse ponto, são estabelecidas as diretrizes e orientações do que se fazer para solucionar os desafios levantados no briefing.

Outros itens com os quais o profissional de planejamento atua são comunicação, verba e montagens de apresentações finais.

Pesquisa de imagem

Realizam-se pesquisas para se entender como a marca poderá se posicionar, quais são as suas características, pontos a reforçar etc. Também ocorre a busca por informações que venham a acrescentar ao plano de marketing.

Criação

É onde um anúncio, campanha, roteiro de TV, spot de rádio e outros itens são feitos, partindo desde o conceito inicial até a peça pronta. Normalmente, é formado um diretor de arte, ou design gráfico, que converte o conceito idealizado em imagens. Ele colabora no desenvolvimento da identidade visual da marca.

Há também um redator, que é encarregado da parte textual e da produção editorial em si. Ele pode produzir textos para blogs, sites, redes sociais, panfletos, campanhas etc. São muito importantes para estratégias no meio virtual, especialmente em Inbound Marketing e para o próprio marketing digital.

Mídia

Essa área define quais são as melhores mídias para as campanhas e os anúncios delimitados no plano de marketing, ou seja, montam o plano de mídia.

Para o marketing digital, também existe o profissional que gerencia redes e mídias sociais, sendo responsável por manter as ações de marketing virtual da empresa.

Acesso a diversas ferramentas que podem otimizar o plano de marketing

Geralmente, as agências possuem ferramentas próprias e específicas que podem otimizar o plano de marketing. Graças a elas, é possível obter dados precisos do público em tempo real.

Além disso, esse serviço é capaz de contextualizar essas informações de modo adequado, orientando e direcionando esforços para que você possa atingir seus propósitos.

Mensuração de resultados

Graças a essas ferramentas e às estratégias empregadas, uma agência mensura os resultados obtidos mais facilmente. Isso permite que você analise e organize melhor suas estratégias, podendo modificar a atuação de equipes de vendas, atendimento, entre outros.

É importante destacar que uma agência de marketing ajuda na segmentação do público, beneficiando sua equipe de vendas, que pode estruturar abordagens mais acertadas. Além disso, é possível economizar com campanhas de marketing digital e fortalecer a imagem da empresa.

Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre plano de marketing? Entre em contato com nossa equipe para que possamos ajudar!

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