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Resultados: como medir o sucesso da minha marca nas redes sociais?

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Quais são seus objetivos ao utilizar as mídias sociais? Com certeza, você deseja que sua marca tenha sucesso, não é mesmo? Porém, nem sempre dados positivos significam lucro e boas estratégias.

Você quer descobrir se a estratégia da sua marca nas redes sociais é positiva? Então continue conosco!

Métricas de vaidade

Muitas empresas e profissionais se encantam com algumas métricas disponíveis em relatórios de redes sociais, como curtidas, compartilhamentos e comentários. Porém, tais dados — frequentemente chamados de métricas de vaidade — podem não indicar nenhum lucro direto para a empresa. 

O principal motivo para essa análise é a falta de foco e objetivo das campanhas. Como essas empresas não sabem bem o que deve ser medido, contentam-se com os dados que, de alguma forma, mostram evolução.

Como medir o sucesso da sua marca nas redes sociais 

Se as métricas de vaidade não devem ser utilizadas, como podemos medir o sucesso das nossas ações nas redes sociais?

Para responder a essa pergunta, listamos quatro indicadores essenciais para avaliar o sucesso de sua estratégia.

Geração de tráfego para o site

Uma marca de sucesso é capaz de se engajar com seus seguidores, mas também consegue atraí-los para seu website. Então, uma forma de compreender se suas ações estão realmente tendo sucesso é verificar se os usuários estão interagindo com suas informações em seu site.

Esse indicador é capaz de mensurar quantas pessoas foram à sua página a partir de suas redes sociais. Isso é importante, uma vez que, normalmente, será lá que seu público fará compras e entrará em contato. 

Avaliações

As avaliações dos clientes são parâmetros importantes para os interessados em seus serviços. A partir delas, um outro cliente poderá se desanimar ou duvidar da qualidade da empresa. Por outro lado, ficará mais empolgado caso as avaliações sejam, em sua maioria, positivas.

As avaliações positivas significam que seu trabalho, como um todo, tem sido bem realizado e entendido pelo público. Deve-se lembrar, porém, que muitas vezes os problemas avaliados não estão relacionados com marketing digital, mas com outras áreas da empresa.

Por isso, mesmo quando o usuário avalia negativamente a empresa, responda. Faça comentários educados e peça perdão em nome da empresa pelos problemas enfrentados pelo cliente.

Marcações como spam ou abuso

Verificar o número de pessoas que consideram seu conteúdo abusivo ou spam é importante. Caso muitas pessoas estão denunciando ou bloqueando suas publicações, está na hora de rever sua estratégia.

Isso normalmente significa que seu público não aderiu à sua campanha e a considera como inconveniente ou mesmo abusiva. A empresa deve reduzir esse número a algo próximo de zero. Infelizmente, algumas vezes os seguidores tomam essas decisões de forma arbitrária. Sendo assim, dificilmente, esse indicador chegará a zero.

Leads Capturados

A assinatura de e-mail é um indicador importante, pois, a partir dela, a empresa pode começar um relacionamento frutífero com seus contatos. Sendo assim, cada lead obtido pelas redes sociais é algo a ser comemorado. Quanto mais contatos você tiver, maior será a chance de educá-los para que se transformem em consumidores reais.

Verifique se sua marca nas redes sociais tem conseguido resultados verdadeiros. Dê menor importância para as métricas de vaidade e compreenda se a empresa aumentou o lucro e melhorou a forma com que é vista pelo público.

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