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Smarketing: entenda por que aliar as equipes de Marketing e Vendas

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Uma empresa que busca melhorar seus resultados e obter maior lucro tem que estar sempre por dentro das novidades e possibilidades. Diante disso, é importante destacar uma prática chama a atenção de empreendedores: o alinhamento entre os setores de Marketing e Vendas, mais conhecido como Smarketing.

Caso queria conhecer melhor  esse conceito e também aproveitar todos seus benefícios, confira nosso post de hoje.

O Smarketing

A palavra “Smarketing” representa a união de Sales e Marketing. Também conhecida como “Vendarketing”, na prática, a técnica consiste em alinhar essas duas equipes para buscar resultados otimizados.

O que acontece é que, dentro de uma empresa, os setores que estão mais diretamente ligados ao aumento das vendas são esses dois. O Marketing é responsável por criar as oportunidades e o time de Vendas é o encarregado em converter essas possibilidades contratos fechados.

Então, se os objetivos de ambos os setores são tão correlatos, por qual motivo eles devem trabalhar isolados?

O Smarketing alinha as equipes, compartilhando informações relevantes, traçando metas em conjunto e foca no que realmente importa: o sucesso da empresa — e não em um setor isolado.

Os benefícios do alinhamento entre Marketing e Vendas

Agora que já sabe o que representa o Smarketing, vamos entender as vantagens dessa estratégia.

1. Aumenta as vendas

Esse é um dos principais benefícios. Com todo o time dos dois setores alinhados e focados no que é melhor para a empresa, as estratégias são otimizadas, as informações são compartilhadas, as oportunidades geradas são melhor aproveitadas e tudo isso se reflete no aumento expressivo das vendas.

2. Melhora a comunicação interna

Um dos pilares do Smarketing é incentivar a comunicação entre as equipes. Toda informação relevante deve ser compartilhada. É essencial criar reuniões com os membros envolvidos para que sejam discutidas as estratégias.

O setor de Marketing conhece bem o mercado e os potenciais clientes. Esses dados são fundamentais para que Vendas consiga fazer uma abordagem mais eficiente, aumentando a taxa de conversão.

O setor de Vendas pode indicar os leads que ainda precisam de mais informações para chegarem no processo final de escolha, otimizando as ações de Marketing e trazendo mais embasamento às estratégias.

3. Foca no resultado

Se o trabalho é isolado, cada setor tende a buscar seus objetivos — esquecendo a direção final da empresa. Por exemplo: o setor de Marketing pode alegar que está criando as oportunidades necessárias, mas Vendas não consegue converter isso em números.

Já o setor irmão pode alegar que os resultados não estão satisfatórios pois os consumidores estão chegando carentes de informação, sem que a decisão de compra esteja próxima.

Com o Smarketing, o foco é o resultado da empresa. As ações serão pensadas em conjunto e os objetivos serão compartilhados. Ou todos ganham, ou ninguém ganha!

4. Reduz os custos

Ainda como benefício, o alinhamento entre os setores proporciona redução significativa nos custos das operações. Cada ação poderá ser otimizada com dados suficientes.

A análise das estratégias vai possibilitar foco naquilo que traz ótimos retornos, além de estancar ações que apresentam resultados ruins ou até mesmo prejuízos, otimizando o orçamento.

O Smarketing e o sucesso do seu negócio

Como destacamos em nosso artigo, o Smarketing é uma boa prática para as empresas. Alinhar as equipes de Marketing e Vendas possibilita o alcance de benefícios como o aumento das vendas, melhora na comunicação interna, foco nos resultados e redução de custos das estratégias.

Além de ser uma ação que não necessita de investimento financeiro, o Smarketing pode ser aplicado em qualquer tipo de empresa. Portanto, não perca tempo e alinhe já as suas equipes!

O que achou do nosso conteúdo sobre Smarketing? Conhece outros benefícios dessa união? Então comente e participe dessa discussão!

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